Você sabe já ouviu falar em Dinamometria Hand Held?
Dinamometria é um exame realizado pelo Fisioterapeuta, utilizando-se de um equipamento de alta tecnologia, chamado Dinamômetro Manual (“Hand Held”), serve para diagnosticar a capacidade de força e resistência de um grupo muscular específico.
Como funciona a Dinamometria?
Seguindo um protocolo específico, o dinamômetro é posicionado e fixado no eixo do movimento, contrário à força do paciente. Através da leitura de uma célula de carga presente em seu interior, digitalmente mensuramos em “Kgf”, o pico máximo de força de um determinado grupo muscular.
Qual o objetivo de se realizar este exame?
A Dinamometria é um dos grandes avanços nas “Ciências do Movimento”, compõe o arsenal diagnóstico e terapêutico da chamada “Fisioterapia de Precisão”. É uma medida fundamental para prática adequada da musculação, seja num ambiente de treinamento físico em academias ou no tratamento de pacientes em clínicas Fisioterapia Ortopédica e Músculo Esqueléticas.
Por que seria tão importante realizar Dinamometria em praticantes de musculação?
Identificar o pico máximo de força de um músculo é a peça chave para a prescrição adequada de volumes de carga, de forma individual e precisa. Assim, independentemente da idade, evitamos condições de cargas muito leves (sub carga) onde não há desenvolvimento satisfatório da musculatura ou a situação de cargas maiores que a capacidade do indivíduo (sobrecarga), levando ao aumento do risco de lesões musculares, tendíneas, ligamentares e articulares.
Quer dizer que com a Dinamometria terei a certeza do máximo resultado quanto à hipertrofia e ganho de força?
Sim, os ganhos serão muito maiores que estes!!! Certamente você desenvolverá ao máximo as valências físicas como: resistência, potência, força, velocidade e hipertrofia muscular.
Por muitas vezes, pela falta de recursos mais precisos, esse tipo de avaliação é feito de forma pouco objetiva ou até mesmo indireta, fazendo o uso, de forma subjetiva, de perimetrias ou apenas a inspeção visual do movimento executado, com a famosa pergunta ao usuário: “Acha que essa carga está boa para você? ” Vamos combinar que isso não é forma validada de aferir capacidade de força!!
Resumindo então, quais seriam os benefícios de se realizar periodicamente o exame de Dinamometria?
Para se obter maior precisão no processo de avalição da capacidade de força de um indivíduo, se faz necessário obtermos métricas objetivas, com métodos validados cientificamente. Só assim prescreveremos adequadamente, de maneira precisa e individual, a carga a ser utilizada em cada exercício de fortalecimento muscular.
A Dinamometria ainda nos permitirá:
- Escolha de objetivos específicos, tais como: ganho de força, resistência ou potência muscular.
- Através de um programa específico calcular com exatidão a carga de treinamento para cada grupo muscular.
- Estabelecer o tempo para realizar um novo exame (a cada 90 dias) e detectar o percentual de aumento da força muscular.
- Gerar laudos com gráficos comparativos sobre o equilíbrio de forças dos grupos musculares do lado direito e esquerdo do corpo, assim como agonistas e antagonistas.
- Realizar então a progressão dos volumes de carga, proporcionando maior desenvolvimento da musculatura.
Chega de sentir dor!! Agende já a sua consulta e venha cuidar da sua saúde no Instituto Rodrigo Fortes!!