PROTOCOLO REGENERATIVO:
É comum na vida atlética a presença de dores pós competição ou após treinos mais intensos. Isso acontece devido ao metabolismo muscular durante o esforço.
A produção de força muscular durante a prática do exercício depende da produção de energia química conhecida como (ATP), por meio de metabolismo. A fadiga é gerada quando cessam as substâncias necessárias para produzir o ATP, ou, quando os subprodutos do metabolismo, como o ácido lático, por exemplo, se acumulam na musculatura.
Estas alterações metabólicas podem causar fadiga por meio da ação sobre os nervos que ativam os músculos. Isso pode comprometer tanto o sistema nervoso central como os nervos periféricos reduzindo a performance e o controle sobre os movimentos. Os aumentos nos níveis intramusculares de magnésio, ADP, fosfato inorgânico, íon de hidrogênio, e espécies reativas de oxigênio podem comprometer a função e aumentar o risco de lesões musculares.
PARA PREVENIR AS DORES E LESÕES POR EXCESSO DE ESFORÇO o IRF conta com um Setor de Fisioterapia Aquática ou Hidroterapia onde os atletas podem agendar sua sessão de recuperação pós prova. Na piscina terapêutica com água aquecida a 34ºC são executados procedimentos específicos que levam ao relaxamento muscular associado ao bombeamento, aumentando o fluxo de sangue nos músculos afetados pelo esforço. Isso promove a remoção das substâncias químicas irritantes, reduz a sensação de fadiga, a dor e o risco de lesões musculares.
PROTOCOLO PREVENTIVO:
Uma bateria de exames clínicos e físicos altamente detalhados compõe o arsenal inicial da Avaliação Fisioterapêutica Desportiva. Indicamos que estas análises sejam feitas antes de iniciar uma temporada de exercícios. São elas:
- Dinamometria Digital: é um exame realizado pelo Fisioterapeuta, utilizando-se de um equipamento de alta tecnologia, chamado Dinamômetro Manual (“Hand Held”), serve para diagnosticar a capacidade de força e resistência de um grupo muscular específico.
- Fleximetria: é um exame específico para identificar as alterações das amplitudes de movimento das articulações
- Avaliação do equilíbrio estático e dinâmico: é uma análise de movimentos específicos em forma de testes físicos, que chamamos de Testes Preditivos. Pode determinar o risco de desenvolvimento de determinadas lesões durante a prática esportiva. Por isso julga-se necessário a aplicação deste protocolo no início da temporada de treinamentos. A partir desta avaliação o cliente atleta terá dados mais concretos e uma prescrição de exercícios específicos a serem realizados ao longo do ano. O objetivo será manter a máxima performance neuromuscular durante a prática esportiva.
Chega de sentir dor!! Agende já a sua consulta e venha cuidar da sua saúde no Instituto Rodrigo Fortes!!