A DOR NO OMBRO PODE SER CONTROLADA! ENTENDA COMO É A NOSSA ABORDAGEM DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.
Muitos de nós já sofremos ou conhecem alguém com dor no ombro. Bursite e tendinite são as causas mais conhecidas, mas não são as únicas vilãs neste tipo de problema. O ombro é formado por diversas estruturas, tais como: ossos, músculos, tendões, ligamentos, cápsulas articulares, nervos. E qualquer uma destas pode provocar dor!
É muito comum a dor nesta região não ser gerada por problemas no ombro. Alterações no padrão do movimento das escápulas, que chamamos de Discinese Escapular, pode gerar dor no ombro e ser confundida com bursite ou tendinite.
Compressões nervosas por contratura muscular, ou por alteração discal na altura do pescoço podem também produzir dor no ombro.
Retrações das cápsulas que envolvem as articulações também podem resultar em baixa mobilidade e rigidez articular, levando também ao sintoma doloroso nesta articulação.
AS CAUSAS SÃO DIVERSAS, MAS, QUASE SEMPRE ESTÃO ENVOLVIDAS ALTERAÇÕES DOS MOVIMENTOS NORMAIS, DESEQUILÍBRIOS DE FORÇA, RIGIDEZ ARTICULAR E BAIXA MOBILIDADE.
Então, qual seria o tratamento ideal?
O NOSSO DIFERENCIAL:
No Instituto Rodrigo Fortes, os Protocolos de Diagnóstico e Tratamento das dores e disfunções no complexo articular do ombro seguem as diretrizes de Guidelines e pesquisas científicas mais recentes publicadas em Periódicos e Jornais Internacionais como: JOSPT – Journal of Othopaedic and Sports Physical Therapy, PEDro – Phisiotherapy Evidence Database, MANUAL THERAPY e PUBMED.
Os Exercícios Fisioterapêuticos com carga gradual, dentro de uma amplitude sem dor, figuram como a melhor opção, segundo os estudos científicos mais recentes, como este estudo de (Ebadi et al, Journal of Bodywork and Movement Therapies 2016 )
A tensão sobre os tendões estimula a produção de colágeno e acelera o processo de cicatrização dos mesmos.
As mobilizações e Manipulações articulares são importantes para reduzir a rigidez e a dor, permitindo um movimento mais amplo durante a aplicação dos exercícios. Nos casos indicados, aproveitando nossa estrutura de primeiro mundo, estes procedimentos são executados em conjunto com a Fisioterapia Aquática, na nossa piscina terapêutica aquecida a 34ºC.
A Acupuntura é um recurso terapêutico analgésico de extrema valia. Reduz a dor, a inflamação, produzindo relaxamento das tensões musculares e emocionais, sempre presentes em casos de dor crônica ou persistente.
Fechando o contexto do tratamento ideal, deve-se reeducar o paciente sobre as mudanças na forma de usar o ombro no dia a dia, reduzindo a provocação do sintoma durante as tarefas e movimentos cotidianos.
Respeitando todas as etapas de recuperação, o tempo de tratamento é variável de acordo com o tipo lesão e da necessidade ou não de procedimento cirúrgico. Os tratamentos são cuidadosamente elaborados e aplicados com o objetivo de buscar a máxima recuperação no menor tempo possível.
Chega de sentir dor!! Agende já a sua consulta e venha cuidar da sua saúde no Instituto Rodrigo Fortes!!